Ensino Médio

Empreendedorismo

Complementando o curso de Introdução ao Empreendedorismo, Direito e Economia, para a Feira de Negócios os alunos desenvolvem trabalhos durante o ano letivo.

Na 1ª Série, aprendem o conceito de Empreendedorismo e conhecem importantes aspectos do mundo corporativo, como Plano de Negócios, Gestão de Marketing, Financeira e de Pessoas, conceitos de suma importância para sua formação e colocação num futuro mercado de trabalho, extremamente competitivo, onde sobrevivem os mais criativos e preparados. Ao final do ano, apresentam aos colegas, professores, pais e convidados a empresa fictícia que montaram, evidenciando suas qualidades e diferenciais competitivos.

Na 2ª Série, a proposta é idealizar uma empresa inovadora. Assim, são estimulados a realizar pesquisas em várias fontes de conhecimento, para acompanhar o desenvolvimento da Economia e as principais tendências mundiais, influenciadas pela globalização.

De posse desse ferramental, iniciam a montagem das chamadas “empresas do futuro”, evidenciando as propostas e diferenciais que as tornam importantes para determinada tendência mundial. Dessas ideias, surgem propostas criativas, que permitem a absorção de conceitos importantes para o desenvolvimento e sucesso empresarial.

Oficina de Arte

A Arte é um Componente Curricular obrigatório, e passou a ser reconhecida como disciplina de conhecimento.

“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”

Treinamento para o Enem

Por meio de textos selecionados que abordam o cotidiano nacional e internacional, relacionados a todas as áreas do conhecimento, a equipe do CPV elabora questões que trabalham a interdisciplinaridade e a contextualização dos conceitos das diversas disciplinas, de modo que os alunos desenvolvam as competências e habilidades exigidas pelo Exame do ENEM.

O material elaborado pelo Sistema de Ensino CPV propicia o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, essencial para a resolução de problemas, para a busca de novos caminhos de aprendizado e de apropriação da cultura.

Projetos

Por meio de variados projetos serão abordados e discutidos diversos temas que ajudem os jovens a desenvolver competências socioemocionais, respeito às diversidades e ao meio ambiente, qualidade de vida, identidade e resolução de conflitos, redes sociais e sexualidade.

Curso de Redação

Aprender a escrever é, em grande parte, aprender a pensar, a encontrar ideias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou.

A experiência nos ensina que as falhas mais graves nas redações de alunos do Ensino Médio resultam menos das incorreções gramaticais do que da falta de ideias ou da sua má articulação.

O Colégio CPV oferece um Curso de Redação que aborda:

Consciência gramatical — sem consciência gramatical, o texto desvaloriza-se — o conhecimento da língua é fator fundamental para que o aluno escreva com discernimento e segurança;

Técnicas para organização e coesão do texto — sem técnica, o texto não se organiza coesa e coerentemente — por meio dos mais diversos exercícios de organização e estruturação de textos, o aluno desenvolverá a habilidade de redigir com ordem, coerência e criatividade;

Debates críticos reflexivos, que permitem que os alunos estejam munidos de repertório para a elaboração de bons textos — sem informação, o texto torna-se vazio, inconsistente — o debate crítico e reflexivo dos diversos temas da atualidade permite que nossos alunos estejam bem informados sobre os problemas do mundo que os cerca.

Oficina de Matemática

A Matemática é uma ciência que provém da construção humana. Seus conceitos surgiram da necessidade de o homem resolver situações-problema, normalmente relacionadas com outras áreas. E, nos momentos em que nos deparamos com situações reais, nem sempre percebemos que estamos usando conceitos matemáticos para resolvê-las, embora eles estejam presentes.

No entanto, para alguns alunos a Matemática ainda apresenta dificuldades que se refletem em outras disciplinas correlacionadas, como a Física e a Química.

Com o intuito de solucionar esse problema, o colégio CPV criou a Oficina de Matemática, que desenvolve os temas básicos, mas extremamente relevantes, por meio de conceituação e de exercícios de fixação, para eliminar essas lacunas que dificultam o progresso dos alunos.

Planejamento de Estudos

A equipe pedagógica do CPV, preocupada e envolvida diretamente com o desenvolvimento escolar de nossos alunos, faz atendimentos individualizados como forma de orientar para a melhor forma de estudar e, consequentemente, melhorar o desempenho acadêmico.

Após entrevista individual, é realizado um Planejamento de Estudos que permite elaborar orientações de acordo com o per l de cada aluno. Esse Planejamento visa tanto melhorar o desempenho dos alunos que estão com boas notas como também auxiliar aqueles que encontram di culdades em organizar-se fora da sala de aula.

Atualidades e Geopolítica

Ministrada a partir do 9o ano, essa disciplina proporciona momentos em que professor e os alunos analisam as notícias da semana, relacionando-as aos grandes temas — Direitos Humanos, Ética, Cidadania, Política, Justiça Social, Segurança, Tecnologia, Economia, Filosofia e Sociologia.

Esses temas são amplamente discutidos durante o curso, dando o embasamento teórico necessário para o entendimento dos mais diversos assuntos.

A leitura crítica de notícias, a reflexão e o debate sobre esses temas garantem a atualização de nossos alunos e os tornam conscientes da realidade social do Brasil e do exterior.

Apoio Pedagógico - Estudo Dirigido

O aluno do CPV sempre tem à sua disposição um grupo de professores de plantão, preparados para acompanha-los em suas tarefas e esclarecer suas dúvidas. Nesses momentos, é possível detectar e corrigir as falhas de aprendizado e garantir a continuidade e evolução dos conhecimentos.

Grupo de Estudos - Projeto de Monitoria

Esse Projeto consiste em promover momentos de cooperação entre os colegas, durante os quais alunos com mais facilidade em determinadas disciplinas assumem a responsabilidade de compartilhar saberes com os que possuem mais dificuldades.

Assim, com orientação da equipe docente, são formados grupos de estudos para discutir temas de interesse comum e favorecer a aprendizagem, valorizando a interação entre os alunos e criando, assim, uma cultura de estudo diferenciada.

O objetivo é desenvolver o protagonismo estudantil, valorizando e enriquecendo o processo de aprendizagem, tanto do Monitor como do colega.

Code.School

Adiante-se em relação aos seus concorrentes. Domine algoritmos e programação com foco na Olimpíada Brasileira de Informática.

O CPV mantém em sua grade curricular oficial um programa de ensino de linguagens de programação e desenvolvimento de software que tem como objetivo ensinar aos alunos habilidades como raciocínio lógico, estimular a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe.

Além de ensinar aos adolescentes novas habilidades, o curso também prepara o aluno para um futuro mercado de trabalho. O ensino da criatividade e trabalho em equipe são altamente valorizados no século 21 e a engenharia de software segue sendo uma das profissões mais importantes da atualidade.